Crise no pós-pandemia: como gerar emprego e renda?

A pandemia do novo coronavírus causou um abalo na economia, inclusive um encolhimento de 9,7% do Produto Interno Bruto (PIB) no segundo trimestre deste ano em comparação com o primeiro trimestre de 2020, e de 11,4% em relação ao segundo trimestre de 2019. O maior desafio será no pós-pandemia, onde se prevê um aumento do desemprego no país, agravo da situação fiscal de estados, municípios e União, além dos efeitos negativos nas empresas de diversos setores.

E como gerar emprego e renda em um cenário nada favorável para os mais de 12 milhões de trabalhadores desempregados no Brasil e cerca de 60 mil no Acre? É urgente a necessidade que as três esferas de poder atuem de forma conjunta para que a população carente e desassistida não seja ainda mais punida com a situação. Realizar investimentos públicos em obras de infraestrutura, produção rural, agronegócio e outros é essencial para estimular a geração de novas vagas formais.

Outro fator é estabelecer parcerias com empreendimentos privados em alguns setores da administração pública a partir da desburocratização e criar programas que desonerem empresas de alguns impostos para que elas gerem postos de trabalho, mantenham os profissionais já existentes nos quadros e consigam pagar em dia são caminhos para iniciar a reversão do quadro que se estabelecerá. Outro ponto essencial é valorizar a tecnologia e inovação por meio das startups e suas boas ideias.

No âmbito local, é necessário que o estado sane as dívidas que têm com diversas empresas fornecedoras e prestadoras de serviços para estimular aumento nos seus quadros e manutenção no mercado local. O município precisa estimular as pessoas que trabalham informalmente na cidade, acabando com a fiscalização das atividades consideradas ilegais.

Já as pessoas que querem retornar ao mercado formal precisam buscar capacitações, principalmente online, neste momento, para ter mais qualificação e competitividade em seleções de vagas. Se atualizar constantemente, procurando primeiramente iniciativas gratuitas, garante que o trabalhador tenha um currículo atraente e esteja preparado para desempenhar um bom serviço, o que gera destaque e outros caminhos ainda mais altos na carreira profissional.

Jebert Nascimento é empresário, advogado, administrador e contador acreano

Redes sociais: @jebertnascimento

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB