Cresci na vida quando pude usar uma máquina de calcular

Tudo certo com você? Espero que sim. Andei um pouco sumido por conta da correria do cotidiano e apesar desta pandemia e de tantas notícias tristes, tenho certeza que de alguma maneira algo foi fortalecido em nós, principalmente o desejo de viver e sonhar. Mas hoje o nosso diálogo não será sobre a Covid-19, fique tranquilo. Quero refletir contigo sobre o acesso da nossa sociedade à tecnologia.

Desde que o homem das cavernas pegou um osso e descobriu que com aquele artefato ele poderia se defender, caçar e melhorar a sua qualidade de vida, ele estava fazendo uso de uma nova tecnologia. Empunhar um osso significou um avanço enorme naqueles tempos. Foi isso que o levou ao uso do fogo, da pedra lascada e à lança de ponta de pedra.

A tecnologia mudou a história da humanidade! Daí pra frente vocês podem imaginar o que nos trouxe ao mundo de hoje, o tal “mundo moderno”, mas que no fundo, me parece, anda mesmo é caminhando pra trás e não tem nada de moderno. Estamos destruindo o planeta, promovendo guerras, ignorando a fome e promovendo a discórdia, mas isso é assunto pra outro papo.

Hoje quero falar de um futuro melhor para todos, mais humano, economicamente sustentável e de caráter social. Pessoal, o modelo velho que ainda está posto aí, já deu provas que está falido: na economia, na política e nas relações sociais. A chegada da pandemia nos provou o quanto estávamos despreparados, provou o quanto retrocedemos em desenvolvimento, enquanto seres humanos e enquanto sociedade.

Eu cresci na vida quando pude usar uma máquina de calcular. Uma simples máquina de calcular ajudou a transformar um vendedor de picolés em um empresário bem sucedido. E agora eu lhe pergunto: por que na base das políticas públicas mais importantes, que são nas áreas de saúde, segurança e educação, não se inclui a tecnologia? Por que cada estudante de Rio Branco ou dos outros municípios não pode ter um notebook? Um tablet? Um celular que seja, com uma boa internet que o ajude a empreender, evoluir e se aprimorar?

Esse é o mundo do futuro! Esse deveria ser o mundo do presente com chance e oportunidade para todos. Pode parecer utópico, mas quero que a tecnologia esteja ao alcance de todos. E você?

Jebert Nascimento é empresário, advogado, administrador e contador acreano

Redes sociais: @jebertnascimento

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB