Conselho de Consumidores de Energia realiza reunião pública no interior do Acre

O Conselho de Consumidores de Energia Elétrica do Acre realiza nesta quinta (12) e sexta-feira (13), nos munícipios de Capixaba e Xapuri, respectivamente, duas reuniões públicas para discutir a qualidade dos serviços prestados pela empresa Energisa, distribuidora no estado, em especial para quem vive na zona rural e nas comunidades ribeirinhas de difícil acesso.

Para o presidente da entidade, o radialista Ivan de Carvalho, essas reuniões estarão  acontecendo em todos os 22 municípios acreanos e têm como objetivo ouvir as reclamações dos consumidores e buscar alternativas junto à companhia elétrica, principalmente no tocante à aferição exata do consumo de cada unidade, para que as cobranças sejam rigorosamente justas.

“Nós, do Conselho de Consumidores, principalmente de quem mora no interior, recebemos muitas reclamações, segundo as quais os leituristas não estavam chegando até as unidades para aferir os relógios de medição, mas a conta sempre chegava e muitas vezes com valores, segundo os próprios consumidores, além da realidade consumida”, explica Carvalho.

Para tentar solucionar de vez o problema, diz ele, tendo em vista que em muitas localidade rurais não existem ramais de acesso fácil para que os leituristas da Energisa possam chegar todos os meses do ano, a solução encontrada, junto com a companhia elétrica, foi criar a figura do leiturista intermitente.

“Esse leiturista intermitente será da própria região (ramal onde ele mora) e vai ser contratado pela Energisa e pode aferir, por meio de fotografias todos os meses, os relógios de cada unidade consumidora da região e aí sim a cobrança será rigorosamente feita mediante o consumo mensal e não por estimativa dos últimos meses, como vinha sendo feita”, explica o presidente.

Além desses assuntos que estarão sendo discutidos, o Conselho de Consumidores quer saber também, como está chegando a qualidade da energia elétrica fornecida, tendo em vista que a Energisa pretende ampliar os serviços com mais redes de distribuição, em especial na zona rural do estado.

“O Conselho de Consumidores é uma ponte entre os clientes e a Energisa. Nosso papel é ouvir as pessoas para saber dos problemas e discutir soluções, daí a importância da participação de todos os interessados nessas reuniões “, pontua Carvalho.

Em Capixaba, o evento desta quinta-feira, dia 12, vai acontecer às 9h da manhã na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, e na sexta (13), no município de Xapuri, também no sindicato rural.

Em relação aos investimentos da Energisa para melhorar a distribuição elétrica e o suporte técnico, Carvalho afirmou que a empresa tem se empenhado e vem trabalhando para levar aos consumidores cada vez mais um melhor serviço.

“A empresa tem investindo por exemplo na aquisição de quadriciclos e jipes traçados, com capacidade de levar até uma tonelada de equipamentos, sejam postes ou transformadores até os locais de difícil acesso, a fim de que a detecção de qualquer problema não interrompa os serviços de distribuição”, finalizou Carvalho.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB