Chuvas fortes e ventania colocam todos os municípios do Acre em alerta

Temporais, rajadas de vento e risco de alagamentos colocaram todo o Acre em alerta até sábado (18). O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu avisos laranja e amarelo ao mesmo tempo para o estado, indicando desde perigo potencial até situação de perigo para chuvas intensas.

O alerta laranja, considerado mais grave, prevê chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros por dia, além de ventos que podem variar de 60 a 100 km/h. Já o alerta amarelo indica menor intensidade, mas ainda com possibilidade de transtornos, como pequenos alagamentos, queda de galhos e interrupções pontuais no fornecimento de energia.

Na prática, o cenário aumenta o risco de quedas de árvores, alagamentos, descargas elétricas e falta de energia, especialmente em áreas que já costumam sofrer com temporais e enxurradas.

Diante da situação, a recomendação é evitar se abrigar debaixo de árvores durante rajadas de vento, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão, placas e estruturas metálicas e, se possível, desligar aparelhos eletrônicos e o quadro geral de energia. Em caso de emergência, a orientação é procurar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB