O governador do Acre, Gladson Cameli, se posicionou através de nota sobre o pronunciamento do presidente do Brasil na noite desta terça-feira (24) em Rede Nacional, no qual Bolsonaro volta a desdenhar da pandemia de coronavírus que assola o mundo, chamando mais uma vez de “gripezinha” o vírus.
Em seu pronunciamento, Bolsonaro chega a questionar o fechamento das escolas no país, medida que já foi adotada em outros 157 países do mundo.
Cameli afirmou que embora respeite e se solidarize neste momento difícil com o presidente Bolsonaro, está em perfeito alinhamento com o Ministério da Saúde no sentido de preservar a saúde e segurança do povo acreano. O governador diz ainda que Manterá todas as medidas necessárias adotadas pelo Governo Estadual no sentido de resguardar o isolamento social e visando promover a quebra da linha de contágio.
Leia a nota na íntegra
O Governo do Estado do Acre vem se posicionar a respeito do pronunciamento do Excelentíssimo Senhor Presidente da República, Jair Bolsonaro, realizado na noite desta terça-feira, 24, em cadeia nacional de rádio e televisão.
O presidente fez um resumo das ações de preparo para o enfrentamento do Coronavírus, desde o resgate dos brasileiros que estavam no epicentro da pandemia, na China; destacou o bom relacionamento entre o Ministério da Saúde e os governos estaduais para a elaboração de um plano emergencial de atuação do SUS em todo o território nacional; apresentou suas preocupações com o clima de pânico, histeria, indesejável desabastecimento e desemprego em massa, paralisando a economia e prejudicando toda a população.
Diante desse posicionamento, o Governo do Estado do Acre afirma que:
a) Respeita a opinião do presidente da República e divide com ele a preocupação sobre o delicado momento em que o nosso país atravessa;
b) Está em perfeito alinhamento com as orientações do Ministério da Saúde, no sentido de preservar a saúde e a segurança da população brasileira;
c) Reitera que o objetivo principal nesse momento é preservar vidas dos cidadãos acreanos, sejam eles estudantes, aposentados, empresários, assalariados ou em condições de vulnerabilidade;
d) Mantém todas as medidas necessárias adotadas pelo Governo Estadual no sentido de resguardar o isolamento social e visando promover a quebra da linha de contágio;
e) Lamenta que nesse momento onde devemos destinar toda energia e foco em combater o Coronavírus, se procure politizar as opiniões e ações dos agentes públicos.
Finalizando, o Governo do Estado do Acre reforça sua confiança de que vencerá esse desafio trabalhando todos juntos e em sintonia. Sem dúvida, em seu tempo, a economia irá se recuperar. Surgirá um país mais forte. Mas isso só será possível com uma população saudável e a salvo de todas as ameaças.
Rio Branco, 25 de março de 2020.
Gladson de Lima Cameli
Governador do Estado do Acre