Após pouco mais de um mês de recesso, a Câmara Municipal de Rio Branco retoma os trabalhos legislativos na próxima terça-feira (3).
O retorno ocorre em um ano marcado pelo calendário eleitoral. Para 2026, o orçamento do Legislativo está estimado em R$ 67 milhões, conforme publicação da Prefeitura de Rio Branco no Diário Oficial do Estado, em 15 de janeiro.
O cenário eleitoral deve impor desafios adicionais aos vereadores que pretendem disputar cargos no próximo pleito, ao exigir a conciliação entre a atuação no Legislativo e compromissos de pré-campanha e campanha.
Outro fator que pode influenciar o funcionamento da Câmara ao longo do ano é a possibilidade de o prefeito Tião Bocalom deixar o cargo em abril, caso confirme a intenção de disputar o Governo do Estado. Uma eventual renúncia pode alterar a correlação de forças e a dinâmica da base governista no Legislativo municipal.
