Café pode reduzir risco de morte e doenças crônicas, aponta estudo

Mais do que uma fonte de energia e disposição, o café pode ser um aliado da saúde. Um novo estudo publicado no início de agosto na revista Nutrients reforça que o consumo moderado da bebida — entre três e cinco xícaras por dia — está associado à redução no risco de morte e ao menor desenvolvimento de doenças como diabetes tipo 2 e cardiovasculares.

A pesquisa analisou dados de diversos estudos anteriores para compreender os efeitos do café em múltiplos aspectos da saúde e do bem-estar. Segundo os pesquisadores, beber café regularmente pode diminuir em até 15% o risco de doenças cardiovasculares, além de não aumentar o risco de câncer. Em alguns casos, há até indícios de redução da incidência de certos tipos de tumores, como o de endométrio.

Os benefícios se estendem também à prevenção do diabetes tipo 2 — tanto com o consumo de café comum quanto descafeinado — e ao aumento da longevidade. O estudo ainda aponta impactos positivos na disposição para a prática de atividades físicas, na oxidação de gordura, na função pulmonar, na clareza mental e na redução de processos inflamatórios.

Em entrevista ao portal Medical News Today, o autor do estudo, Farin Kamangar, destacou o peso das evidências: “Os resultados de várias décadas de pesquisas de alta qualidade com milhões de pessoas mostram que o café é benéfico para a saúde em geral.”

Apesar dos efeitos positivos, os cientistas alertam que o consumo deve ser moderado. Exageros podem provocar insônia, aumento da ansiedade ou outros efeitos adversos, que variam conforme fatores individuais como genética e estilo de vida.

Fonte: CNN

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB