‘Cachoeira’ se forma no Rio Acre e vira atração turística nos dias de calor

O rompimento de um desvio no Rio Acre, na cidade de Porto Acre, formou uma ‘cachoeira’ que tem virado atração turísticas para os moradores do município e também da capital Rio Branco, localizada a cerca de 40 quilômetros do local.

O lugar recebeu o nome de ‘Cachoeira do Abraão’, já que está localizada nas terras de Antonio Manvel da Silva, mais conhecido como Seu Abraão. Segundo ele, algumas escavações no rio foram feitas há muitos anos e essa queda d’água apareceu. Porém, tem muito tempo que ela não ficava visível, até que uma das curvas do rio se desfez e ela surgiu novamente.

Ainda segundo Seu Abraão, o local já chegou a receber 1,5 mil visitantes em um domingo e por estar em uma área particular, ele estuda passar a cobrar um valor de R$ 5 por carro, uma vez que as pessoas deixam muito lixo e seria uma forma de pagar pela limpeza.

Apesar da beleza da cachoeira, geólogos afirmam que a formação pode ter sido prejudicial ao meio ambiente e causada por “consequências da ação do homem na margem do manancial”.

Segundo os especialistas, a Cachoeira do Abraão foi formada pelo rompimento de meandros, que são curvas acentuadas do rio que funcionam como um controle da velocidade dessa água. Quando essa curva se desfaz, o rio fica reto e a água escoa rapidamente, afetando o meio ambiente.

Leia também:

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB