Aranhas em casa: saiba quando se preocupar e o que fazer se for picado

Se você prestar atenção, há uma grande chance de encontrar aranhas em casa e isso nada tem a ver com falta de limpeza do ambiente. Alguns aracnídeos vivem exclusivamente nas cidades e preferem locais fechados e com pouca luminosidade, como banheiros, rodapés e cantos das paredes.

Ser picado por uma aranha não é algo usual, é mais comum que ela fuja, mas de forma geral, a picada acontece acidentalmente porque a aranha reage instintivamente ao se sentir ameaçada.

Aranhas de apartamento são perigosas?

De acordo com o Instituto Butantan, a maioria das aranhas que aparecem em casas e apartamentos em ambiente urbano não representam risco para pessoas e animais — o veneno delas costuma ser muito fraco. Mas três gêneros causam acidentes graves, por isso, não se deve tocar em nenhuma delas.

As mais perigosas são as aranhas do gênero Phoneutria, mais conhecidas como Loxosceles (aranha-marrom), Phoneutria (aranha-armadeira) e a Lactrodectus (viúva-negra). Os venenos delas têm características e sintomas bem específicos e requerem atendimento médico.

“Há inúmeras espécies circulando por aí cujas picadas não causam reações graves à saúde, mas espécies de três gêneros de aranhas peçonhentas são considerados de importância médica, diante do risco que suas picadas causam às pessoas”, informa o Butantan.

Sinais da picada de aranha

De acordo com o dermatologista André Moreira, da ADA Clínica de Brasília, é muito difícil identificar a picada logo depois de acontecer. A reação inflamatória pode demorar até algumas horas para iniciar e pode apresentar sintomas como vermelhidão, dor e calor local.

O que fazer em caso de picada?

Apenas especialistas são capazes de identificar essas espécies. Mas, em caso de suspeita ou confirmação de picada por aranha, é importante procurar um serviço de saúde para confirmação. O Instituto Butantan orienta que a pessoa leve a aranha ou uma foto nítida dela para ajudar o profissional a escolher o procedimento ideal.

Quando o acidente não é causado por uma aranha dos três gêneros perigosos, geralmente o acidente é leve. Nesse caso, Moreira orienta lavar o local com água corrente e observar os sintomas.

Qualquer alteração — como taquicardia, escurecimento do local da picada, sudorese, formação de bolhas, aumento da dor, ou outros sintomas — é indicativo de necessidade de procurar assistência médica.

“Por favor, não sugue o local da picada com a boca. Não faça furinhos com qualquer instrumento, aperte com torniquete ou passe pomadas ou substâncias não prescritas pelo profissional de saúde”, alerta o médico.

Espécies mais comuns

De acordo com o Instituto Butantan, as espécies mais comuns que habitam ambientes domésticos são:

  • Aranha-de-canto-de-parede (Nesticodes rufipes)
  • Aranha Treme-treme (Pholcus phalangioides)
  • Aranha cuspideira (Scytodes thoracica)
  • Papa-moscas (Menemerus bivittatus)
  • Aranhas das mesas (Oecobius navus)
  • Aranha doméstica das fendas (Kukulkania hibenalis)
  • Aranha-gnomo (Triaeris stenaspis)
  • Aranha chata das paredes (Heteropoda venatoria)
  • Aranhas de teia das paredes (Misionela mendensis)

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB