Acrelândia terceiriza exames por R$ 80 mil e secretário diz: ‘Salvaremos vidas’

A terceirização de serviços de exames laboratoriais no município de Acrelândia vai custar R$ 83,3 mil por mês aos cofres do município. A iniciativa passa por uma parceria com a Santa Casa de Misericórdia, que já está se instalando em um imóvel cedido pela prefeitura. E visa garantir os diagnósticos aos moradores sem que tenham que enfrentar a maratona de se deslocar à capital.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Tião Rita, a demora para obtenção dos resultados de exames médicos pelo estado é um fator que leva os pacientes a desistirem dos tratamentos. “Com a agilidade na emissão dos diagnósticos, aqui mesmo em Acrelândia, vamos salvar vidas”, garantiu ele à reportagem do oacreagora.com na tarde desta terça-feira (12).

Ainda de acordo com ele, as parcerias público-privadas têm sido uma solução adotada em vários municípios brasileiros. E a proposta de contratação da Santa Casa passou pela Câmara de Vereadores, onde foi aprovada por unanimidade, e também pelo Conselho municipal de Saúde, que a chancelou.   

Rita disse ainda que os valores cobrados pelos exames seguem a tabela pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e que todos os pagamentos serão feitos via sistema do órgão.

Além dos exames, a parceria entre a prefeitura e a Santa Casa vai proporcionar o atendimento médico especializado, sempre que houver necessidade.

“Teremos oito unidades sendo atendidas pelo laboratório de exames, sendo as cinco UBS já em funcionamento, além de um sexta a ser inaugurada no próximo mês e o Centro de Atendimento Psicossocial (Caps), também a ser inaugurado, além da Unidade Mista de Saúde de Acrelândia”, garantiu ele.

Em relação a supostas falhas da prefeitura na atenção básica em saúde, o secretário afirmou que as UBS estão funcionando normalmente em Acrelândia e que apenas as existentes na zona rural reduziram o atendimento a um único dia da semana por recomendação da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre). 

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB