Acre tem quase 298 mil consumidores com “nome sujo”, diz Mapa da Inadimplência

O número de acreanos com o nome negativado chegou a quase 298 mil em maio, segundo dados do Mapa da Inadimplência da Serasa. Em relação a abril, mais 1.309 consumidores passaram a integrar o cadastro de inadimplentes no estado, alta de 0,44%.

De acordo com o levantamento, os consumidores acreanos acumulam mais de 1 milhão de dívidas, que somam aproximadamente R$ 1,7 bilhão. Em média, cada inadimplente deve R$ 5.755.

O crescimento registrado no Acre acompanha a tendência observada no restante do país. Em maio, o número de brasileiros inadimplentes também aumentou, mas em ritmo inferior ao dos meses anteriores.

Segundo o especialista em educação financeira da Serasa, Laisse Francisco, o país registrou o menor avanço da inadimplência desde o início de 2026.

“Em maio, tivemos um aumento de 113 mil brasileiros inadimplentes, um crescimento de 0,14%, sendo o menor avanço registrado desde o início deste ano”, afirmou.

Entre os principais tipos de dívidas dos consumidores acreanos, os débitos com bancos e cartões de crédito lideram o ranking, representando quase 25% do total. Na sequência aparecem contas de serviços essenciais, como água e energia elétrica, além de dívidas no comércio.

Especialistas apontam que a renegociação dos débitos e o planejamento financeiro continuam sendo as principais alternativas para evitar o agravamento do endividamento e recuperar o equilíbrio das contas.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB