Acre tem 50 casos suspeitos de meningite e Estado disponibiliza vacina em UBS

A Sesacre (Secretaria de Saúde do Acre) informou que a vacina que previne a meningite já está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do estado.

Atualmente, o Acre tem 51 casos suspeitos da doença, nas quais nove foram confirmados: seis em Rio Branco, um em Cruzeiro do Sul, um em Manoel Urbano e outro em Porto Walter.

A meningite é causada por diversos agentes infecciosos, como vírus, bactérias e fundos e é um processo inflamatório das meninges – membranas constituídas de tecido conjuntivo que envolvem o sistema nervoso central. A doença tem alta taxa de mortalidade e pode deixar sequelas como surdez, perda dos movimentos e danos ao sistema nervoso. As crianças são as principais vítimas.

Altamente infecciosa, a meningite é transmitida quando pequenas gotas de saliva da pessoa infectada entram em contato com as mucosas do nariz ou da boca de um indivíduo saudável. Os principais sintomas são dores de cabeça, febre e confusão mental. Em caso de sintomas, a pessoa deve procurar imediatamente um médico.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB