Ação do TJAC atende mais de 2 mil pessoas no Centro POP, na capital

Pessoas em situação de rua no Acre tiveram acesso a documentos, atendimento médico e outros serviços essenciais durante a terceira edição da Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se, encerrada na sexta-feira (16) pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC). A ação, promovida nacionalmente pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve como destaque os atendimentos no Centro POP, em Rio Branco.

Somente no Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua foram realizados 2.005 atendimentos ao longo da semana, incluindo emissão de certidões de nascimento, RG, título de eleitor, vacinação, atendimento odontológico, consultas médicas e orientação jurídica.

Coordenada localmente pelo TJAC, por meio do Projeto Cidadão e da Corregedoria-Geral da Justiça, a campanha contou com apoio da Prefeitura de Rio Branco, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Defensoria Pública e de outras instituições. As ações envolveram ainda a Secretaria de Programas Sociais, a Coordenadoria de Combate à Violência Doméstica e a Vara de Execução Penal e Medidas Alternativas (Vepma).

Luciana Maria, em situação de rua há sete anos, celebrou a iniciativa: “Estou muito feliz com os serviços de saúde, dentista, médico e documentos, porque isso é muito importante para quem vive na rua”, disse.

O coordenador do Centro POP, Gabriel Ferreira, ressaltou que esta foi a terceira edição da ação no local e destacou seu impacto: “Nosso objetivo é garantir que essas pessoas tenham acesso aos documentos e aos serviços da rede assistencial, fortalecendo sua cidadania.”

Com informações do TJAC

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB