O HPV é uma das principais causas para o desenvolvimento de câncer, principalmente o câncer de colo de útero, um dos mais comuns entre as mulheres. No entanto, a infecção também está relacionada a tumores em homens. Apesar disso, 64% dos brasileiros desconhecem a relação entre o HPV e o câncer, de acordo com estudo feito pela MSD com apoio da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
O HPV (papilomavírus humano) é um vírus que afeta a pele e as mucosas, sendo a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo, segundo o Ministério da Saúde. Nos homens, as lesões causadas pelo vírus podem afetar a região perianal, o ânus, o pênis, a bolsa escrotal e/ou a região pubiana.
O trabalho, que foi realizado com 300 homens, de 22 a 45 anos, das cinco regiões do Brasil, mostra que ainda existe pouco conhecimento do público masculino em relação ao HPV. Mais da metade dos entrevistados (54%) acredita que o vírus não causa verrugas genitais e apenas 34% sabem que a infecção pode levar ao desenvolvimento de câncer.
Além disso, 49% desconhecem que os exames regulares ajudam na detecção precoce do vírus e 45% acreditam que o uso da camisinha é suficiente para prevenir o HPV.
Os dados apontam ainda que, embora 65% dos homens afirmem saber o que é o HPV, o vírus ainda não aparece entre as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) mais lembradas por eles, ficando atrás de HIV, sífilis e gonorreia.
Mesmo entre os homens das classes A e B1, persistem crenças equivocadas, como a de que o uso da camisinha oferece proteção total, além de desconhecimento sobre a relação entre HPV e câncer e sobre a variedade de subtipos do vírus.
“Os resultados evidenciam que ainda existe uma lacuna importante entre a preocupação dos homens com a própria saúde e o conhecimento real sobre o HPV. Muitos homens ainda acreditam que o HPV é um problema feminino ou que a camisinha resolve tudo, o que causa uma falsa sensação de segurança. É importante destacar que o uso adequado do preservativo reduz o risco de exposição, ele não elimina completamente a possibilidade de infecção”, explica a urologista Maria Claudia Bicudo, coordenadora da Comissão de Imunizações da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) e docente da Faculdade de Medicina do ABC.
Qual a relação entre HPV e câncer em homens?
Em homens, o HPV está relacionado a verrugas genitais, e, de acordo com o National Cancer Institute, aos cânceres de pênis, orofaringe e ânus na população masculina, independente de orientação sexual.
“A carcinogênese causada pela infecção persistente do HPV é a mesma em homens e mulheres. Após a infecção de pele ou mucosas, o vírus inicia seu processo de replicação, aumentando o dano celular local e gerando as doenças relacionadas, sejam as verrugas genitais ou lesões pré-cancerosas (neoplasias intraepiteliais) que podem evoluir para câncer”, explica Márcia Datz Abadi, diretora médica da MSD Brasil.
A falta de conhecimento da relação entre HPV e câncer em homens pode estar relacionado aos tabus em torno do vírus e, principalmente, à ideia de que ele está mais associado às mulheres.
“Porém, com o avanço dos estudos sobre a infecção, foi descoberto que o HPV é a IST mais comum do mundo, em que pelo menos 80% de homens e mulheres sexualmente ativos terão contato com o vírus. Dessa forma, é importante que também haja a conscientização de homens em relação à infecção, transmissibilidade (para a parceria) e possibilidade de desenvolvimento de doenças relacionadas ao HPV”, afirma Abadi.
“É importante que o homem se conscientize que, além de poder ser diretamente afetado pelo HPV (verrugas e câncer), também é um transmissor do vírus para outras parcerias sexuais”, finaliza.
