Poupado dos últimos quatro jogos do Verdão, Zé Rafael voltou a jogar na noite desta segunda-feira (22), contra o Atlético-GO, e completou a expressiva marca de 100 jogos desde que chegou ao Palmeiras, em 2019. Ao todo, são 56 vitorias, 28 empates e 16 derrotas, 12 gols marcados, 12 assistências e já tem no currículo os títulos do Campeonato Paulista (contra o Corinthians) e da Libertadores 2020 (sobre o Santos).
Com isso, o meia se juntou a outros dez jogadores que já ultrapassaram a barreira dos três dígitos de jogos. São eles: Raphael Veiga (108), Gustavo Gómez (115), Gustavo Scarpa (117), Mayke (118), Luan (129), Marcos Rocha (142), Weverton (157), Lucas Lima (162), Felipe Melo (179) e Willian (217).
Em suas últimas partidas, o camisa 8 vinha acumulando ótimas atuações. Nos 4 a 0 sobre o Corinthians, penúltima vitória no Allianz Parque, foi responsável por participar de dois dos quatro gols do Palmeiras da goleada, válida pelo Campeonato Brasileiro: foi ele que passou a bola para Willian e Viña concederem assistências, pela ordem, para o segundo e para o terceiro gol do Verdão naquela partida (marcados por Luiz Adriano e por Raphael Veiga), após receber, respectivamente, de Danilo e de Luan.
Foram muitas as participações de Zé Rafael ativamente junto ao time nesta temporada. Apenas na Copa do Brasil 2020, foram dois passes a gol, o que faz dele o líder isolado no quesito na atual edição do torneio, à frente de Viña, Gabriel Veron, Lucas Lima, Marcos Rocha e Felipe Melo, todos com um passe a gol cada na competição.
O jogador também aparece bem em outro quesito: na atual temporada, está no top 6 da artilharia do clube, na sexta colocação, com cinco gols, ao lado de Patrick de Paula e de Gustavo Gómez.
Além disso, o meia se destaca também em três fundamentos individuais na temporada atual. Mesmo sem jogar nas quatro partidas anteriores, ele iniciou a rodada como o líder isolado dentre os palmeirenses do atual elenco em dribles, com 41 fintas completas, seguido de Rony, com 32; iniciou também como o segundo colocado no ranking de desarmes com 109 roubos de bola, atrás de Marcos Rocha, com 123 e, além disso, na atual temporada, o camisa 8 abriu a 37ª rodada como o quinto colocado do time em assistências no ano, com sete passes a gol, e atrás de Viña e de Gustavo Scarpa (empatados em terceiro, com oito), Rony (segundo, com nove) e Gabriel Menino (líder, com dez). No Brasileirão de 2019, ele foi o vice-líder do time com cinco passes a gol, atrás apenas de Dudu, com 11.