Ela mora no município do Jordão (a 636 km de Rio Branco) e cursa administração na Unip. Aos 19 anos, Katriely Souza da Silva se prepara para enfrentar uma campanha eleitoral com o objetivo de chegar ao parlamento municipal. O desejo, porém, é antigo.
“É um sonho de infância. Desde que me entendo por gente já queria ser vereadora”, disse ela por telefone à reportagem de O Acre Agora.
O distante município de Jordão tem apenas 9.222 moradores, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), relativos a 2020. E a Câmara conta com nove vereadores. Ambas as informações estão na ponta da língua da jovem pré-candidata – prova de que ela tem feito o dever de casa.
Katriely nasceu em uma família humilde. O pai é diarista e a mãe, merendeira do município.
A falta de oportunidade para os jovens em Jordão será o mote de sua pretensa candidatura à Câmara de Vereadores pelo União Brasil, partido ao qual ela é filiada.
“Os jovens daqui não têm acesso a cursos profissionalizantes e a oferta de cursos de nível superior é escassa. Também faltam atividades de esporte e lazer”, concluiu Katriely.