Tentativas de burlar vacinação serão levadas aos órgãos de controle

Um forte aparato tecnológico para cadastro e registro das pessoas que forem se vacinar foi reforçado pela Secretaria Municipal de Saúde de Rio Branco (Semsa), com objetivo de evitar que alguém tente burlar o esquema de vacinação. Os casos podem ser detectados na hora e os nomes serão levados aos órgãos de controle para providências cível e criminal.

No mês passado, três casos foram detectados pelas equipes de Vigilância Epidemiológica, entre os quais o de uma profissional médica que recebeu três doses de imunizantes diferentes. O caso está sendo investigado e uma ação tramita na esfera do Ministério Público Estadual.

Na hora do registro, para poder se vacinar, é necessário a apresentação do cartão do SUS ou CPF. Quando esses dados são inseridos no sistema, automaticamente é verificado se essa pessoa já foi vacinada, com qual imunizante, data, hora e local onde ela recebeu a dose de vacina.

“Isso é lamentável e também um crime contra a saúde pública, já que essa pessoa que porventura tente burlar o sistema estará tentando tomar a vez de uma outra pessoa ser imunizada. Sem contar que não existe nenhum estudo científico comprovando que esse tipo de atitude faz bem ou não para a saúde”, diz a chefe de controle de vigilância, Socorro Martins.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB