Com o compromisso de ampliar o acesso a serviços diagnósticos e fortalecer o cuidado com a saúde dos profissionais que atuam em atividades de alto risco físico e emocional, a Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio do Telessaúde realizou, nos dias 14 e 15 de outubro, uma ação preventiva voltada aos militares do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC).
A iniciativa é resultado de uma parceria firmada entre o Telessaúde, o Corpo de Bombeiros e a Universidade Federal do Acre (Ufac), instituição onde o programa está sediado. Lançada em julho deste ano, a cooperação tem como propósito levar aos bombeiros serviços de telediagnóstico que permitem identificar precocemente doenças cardiovasculares, dermatológicas e oftalmológicas, ampliando o alcance da atenção à saúde dentro da corporação.

A primeira etapa da parceria foi realizada ainda em julho, contemplando os alunos soldados em formação, quando foram feitos cerca de 60 exames de eletrocardiograma e retinografia. Já nesta nova fase, a ação foi voltada aos militares veteranos reconvocados, profissionais que haviam se aposentado e retornaram à ativa, com atendimentos realizados no Complexo de Saúde dos Bombeiros, no bairro Distrito Industrial.
Cerca de 90 bombeiros foram beneficiados com exames de retinografia, dermatoscopia e eletrocardiograma, que permitem a detecção precoce de doenças e contribuem para a manutenção da saúde e da aptidão física exigidas pela profissão.
“O Núcleo de Telessaúde vem implantando um novo serviço de telediagnóstico para ampliar o acesso da população a exames que possibilitam a detecção precoce de doenças de pele, cardiológicas e oculares. Essa parceria com o Corpo de Bombeiros é essencial, pois atende profissionais que enfrentam diversas adversidades no exercício de salvar vidas. São exames que oferecem respostas rápidas, permitindo acompanhamento médico adequado e oportuno”, destacou Mônica Morais, coordenadora-geral do Telessaúde Acre.

De acordo com o 1º Tenente BM Abrahão Carlos Mota Púpio, subdiretor de Saúde do CBMAC, o projeto reforça a política de saúde preventiva da corporação e simboliza a união entre medicina e tecnologia em benefício dos servidores. Ele lembra que a parceria teve início com os alunos em formação e seguirá com novas etapas, alcançando também militares e servidores civis lotados no interior.
“É com grande satisfação que realizamos mais uma etapa da ação de saúde itinerante, desta vez voltada aos militares veteranos reconvocados. Essa parceria com o Telessaúde e a Ufac une tecnologia e diagnóstico de alta relevância. São exames essenciais para detectar precocemente diversas condições de saúde e garantir que nossos bombeiros permaneçam aptos e saudáveis para cumprir suas missões”, afirmou.

O Telessaúde informou que a próxima fase da parceria contemplará bombeiros acima dos 40 anos, ampliando gradualmente o público atendido. O programa também mantém outras ações conjuntas com instituições públicas e unidades de saúde, como o Procon e a Unidade de Saúde da Família Vitória, em Rio Branco, onde serão realizados novos exames de retinografia.