Nesta data significativa, 5 de junho, em que o mundo se volta para a preservação ambiental, o Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE/AC), em parceria com a Prefeitura de Rio Branco, promoveu um encontro para discutir políticas públicas e ações voltadas à proteção do meio ambiente.
O evento, intitulado “Encontro de Saberes: diálogo entre o conhecimento científico e o conhecimento tradicional”, faz parte do programa “O Meio Ambiente é da Nossa Conta”, do TCE. Contou com a participação de importantes figuras, como o ambientalista e líder extrativista, Nilson Mendes, e a líder indígena e secretária extraordinária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, entre outros.
A conselheira do TCE e idealizadora do encontro, Dulce Benício, destacou a importância do evento como uma oportunidade para refletir sobre a preservação ambiental e ressaltou o papel do Tribunal de Contas na esfera do cuidado ambiental.
O presidente do TCE/AC, Ribamar Trindade, expressou a preocupação do Tribunal com as questões ambientais e agradeceu à parceria com a prefeitura de Rio Branco, destacando a importância vital do meio ambiente para a sobrevivência.
“O Tribunal tem se preocupado muito com essa questão ambiental. Agradecemos esse apoio da prefeitura, que sempre tem, todas as vezes que nós precisamos, nos atendido, é uma parceira do Tribunal. Essa questão ambiental, nós sempre que temos oportunidade, temos falado da importância dela”, disse.
Representando a prefeitura de Rio Branco, o secretário-adjunto de Meio Ambiente, Emerson Leão, enfatizou os esforços conjuntos realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMEIA) e outras instituições municipais, que resultaram em resultados positivos, como a significativa redução dos focos de queimadas e da emissão de gases poluentes na cidade.
“O encontro demonstra o compromisso conjunto das instituições em promover a conscientização e ações concretas em prol da preservação do meio ambiente, destacando a importância da colaboração entre governo, sociedade civil e lideranças locais”, destacou Leão.