Em pronunciamento nesta quarta-feira (2), o senador Ney Suassuna (Republicanos-PB) alertou para a possibilidade de que a implantação do Pix, novo sistema de pagamentos que permite a transferência de dinheiro em poucos segundos, possa incentivar uma onda de sequestros. Ele se referiu a declarações nesse sentido do delegado aposentado Fernando de Moraes, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, que ficou conhecido pelo combate a esse tipo de crime.
— Ele agora volta e diz o seguinte: ‘esse Pix tem uma faceta muito preocupante, que é de as pessoas serem sequestradas, pegarem o telefone delas e dizerem “pega aí tudo e passa” para um terceiro’, que já pega o dinheiro em segundos, joga para outro canto e some. Então essa é uma preocupação real — afirmou.
Suassuna garantiu que não tem nada contra o progresso tecnológico e que inclusive recebeu com satisfação a notícia da implantação do Pix, mas agora considera que o Banco Central deveria ter criado mecanismos para dificultar a ação dos criminosos.
O senador também chamou a atenção para as possíveis consequência da perda financeira que sofrerão os bancos, que sempre cobraram tarifas pela transferência de dinheiro. Para ele, poderão ocorrer demissões e fechamento de agências.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)