A Sesacre (Secretaria Estadual de Saúde) antecipou a campanha de vacinação contra a poliomielite após o registro de um caso no Peru, país com que o Acre faz fronteira.
A recomendação de antecipação de vacinação foi dada pelo Ministério da Saúde. A campanha ocorre normalmente no mês de outubro, mas esse ano será antecipada, a data no entanto, ainda não foi informada pela Sesacre.
A meta é vacinar 8 mil crianças menores de cinco anos contra a poliomielite. E a campanha de multivacinação pretende alcançar 14 mil crianças, com intuito de atualizar a caderneta de vacinação.
A poliomielite (paralisia infantil) é uma doença contagiosa aguda causada por vírus que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, pode acarretar paralisia nos membros inferiores. A vacinação é a única forma de prevenção.
No Brasil, não existem casos da doença desde 1989. Em 1994, o país recebeu da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) a certificação de área livre de circulação do vírus da poliomielite.