O assessor de articulação institucional da prefeitura de Rio Branco, Helder Paiva, foi afastado das funções nesta terça-feira (4) após ser acusado de assédio sexual.
A denúncia foi feita por uma servidora da Câmara de Vereadores da capital e o pedido de afastamento partiu da presidência da Câmara, encaminhado para a prefeitura no útimo dia 29.
Segundo as informações, Helder, que é ex-deputado estadual e pastor evangélico, teria praticado o crime na primeira quinzena de junho dentro das dependências da Câmara. Ele é assessor da prefeitura desde o início da gestão.
Já é o segundo servidor do alto escalão da prefeitura afastado após denúncias de assédio, o primeiro havia sido o ex-secretário de Saúde, Frank Lima, acusado por servidoras da pasta de importunação sexual. Ele foi afastado do cargo em dezembro de 2021.
Helder Paiva foi afastado do cargo por 60 dias, conforme comunicado da prefeitura, leia na íntegra:
“A Prefeitura de Rio Branco comunica o afastamento do servidor Helder Cotta Paiva de suas funções como Assessor de Articulação Institucional do município, pelo prazo de 60 dias, prorrogável por igual prazo, a contar do dia 03/07/2023 (segunda-feira).
O objetivo é aguardar a apuração dos fatos anunciados pelo gabinete da presidência da Câmara Municipal, por meio de ofício encaminhado na data de 29 de Junho de 2023, anunciando suposta importunação por parte do assessor a uma servidora da casa parlamentar”.