O ano de 2023 está sendo marcado por uma seca intensa, o que tem resultado em um aumento significativo no número de incêndios registrados. De acordo com o comandante do Corpo de Bombeiros, Josadac Cavalcante, Rio Branco já registrou 223 casos e outras 116 ocorrências foram registradas no interior do estado.
A cidade de Cruzeiro do Sul já contabilizou 23 chamados para combater incêndios em residências, chegando até mesmo à destruição total de algumas propriedades. Apesar de ser comum esse tipo de ocorrência durante o período de estiagem, os números são alarmantes.
Josadac ressaltou que cerca de 70% dos incêndios em casas ocorrem nessa época. Além dos danos materiais, o fogo também agrava problemas como a emissão de gases de efeito estufa, a perda de biodiversidade e o aumento de doenças respiratórias, gerando prejuízos econômicos significativos.
Diante desse cenário, os Bombeiros indicam algumas orientações para evitar incêndios, como não utilizar vários aparelhos eletrônicos na mesma extensão, não carregar celulares em locais inflamáveis e não armazenar combustíveis em casa. É importante também revisar periodicamente a mangueira da botija de gás e utilizar material certificado pelo Inmetro. Com essas medidas, é possível reduzir os riscos e proteger as residências.