A ora-pro-nóbis (OPN) é considerada uma planta valiosa nutricionalmente. Ela contém uma variedade de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, como fibras, proteínas, vitaminas e minerais, que oferecem benefícios para a saúde, como a prevenção da diabetes.
As fibras presentes nas folhas de ora-pro-nóbis ajudam a controlar o nível de glicose no sangue, evitando o desenvolvimento de resistência à insulina, um fator de risco importante para a diabetes tipo 2.
“A ora-pro-nóbis ajuda no controle da glicose, reduz o colesterol ruim, melhora as funções intestinais e pode contribuir para a perda de peso”, explicou a nutricionista Anna Paula Abreu, supervisora de nutrição do Hospital DF Star, em entrevista anterior ao Metrópoles.
Importância de controlar os níveis de açúcar
A diabetes ocorre quando o corpo apresenta dificuldades na secreção de insulina ou mesmo uma incapacidade de produzir esse hormônio, que deveria ser secretado pelo pâncreas para controlar os níveis de glicose no sangue.
Manter os níveis de açúcar mais próximos do ideal não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com algumas mudanças na alimentação é possível controlar e evitar os picos da substância no organismo. Uma boa dica é incluir a ora-pro-nóbis na rotina, em receitas de saladas, bolos e chás.
“Quando seguimos uma dieta baseada em vegetais, ingerimos menos calorias e conseguimos fazer a manutenção do peso, a glicose passa a ser absorvida de forma mais eficiente e a doença fica mais controlada”, explicou o nutricionista Bernardo Romão de Lima, que dá aulas na Universidade de Brasília (UnB), em entrevista anterior ao Metrópoles.
Como consumir ora-pro-nóbis
A nutricionista Anna Paula Abreu recomendou o consumo regular de aproximadamente 40 folhas, o que equivale a cerca de 100 gramas. A porção corresponde a cinco colheres de sopa picadas ou cozidas.
Com essa quantidade, é possível obter 3 gramas de proteínas (cerca de 3,7% da ingestão diária recomendada), 5 gramas de fibras (20%), 7 mg de ferro (25%), 342 mcg de vitamina A (35%), 10 mg de vitamina C (12%) e 13 mg de zinco (90%).