O deputado federal Roberto Duarte (Republicanos) usou suas redes sociais para se manifestar contra o bloqueio de R$ 6 bilhões do programa Pé-de-Meia, determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Em vídeo, o parlamentar afirmou que a medida corrobora com as acusações da oposição sobre irregularidades fiscais no governo Lula.
Duarte comparou a situação atual com as pedaladas fiscais do governo Dilma Rousseff, que resultaram no impeachment da ex-presidente.
“O governo Lula cometeu grave pedalada fiscal. O uso de recursos bilionários sem a previsão legal na Lei Orçamentária viola a nossa Constituição e desrespeita o bolso dos cidadãos”, disse o deputado.
Integrante da oposição, Duarte se juntou aos parlamentares que pediram o impeachment de Lula por crime de responsabilidade fiscal após o bloqueio dos recursos do programa. O deputado também assinou o pedido de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as irregularidades no programa.
Apesar das duras críticas, Duarte reconheceu a importância das políticas públicas para a educação, mas defendeu que elas sejam feitas “com transparência”, sem o uso de programas sociais para fins políticos, e sem prejudicar as finanças do país.