Rio Branco decreta emergência em saúde após 800 casos de dengue

Rio Branco está em situação de emergência em saúde pública devido ao aumento expressivo das arboviroses na capital. O prefeito Tião Bocalom (PL) assinou, nesta quinta-feira (23), o Decreto de Emergência em Saúde, com publicação prevista para o Diário Oficial do Estado na próxima segunda-feira (27). A medida tem duração inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada, e visa intensificar os esforços no combate às síndromes febris causadas por arboviroses, como a dengue.

De acordo com Bocalom, a decisão foi tomada com base em informações técnicas da Secretaria Municipal de Saúde. O secretário Renan Biths destacou que, desde o início de 2025, foram notificados 800 casos de dengue, com um aumento significativo nas últimas semanas, incluindo mais de 400 notificações somente na última semana. Além disso, o índice de infestação predial atingiu 10,3%, considerado alarmante, já que acima de 3,2% existe alta possibilidade de epidemia.

Apesar dos mutirões de limpeza nos bairros mais afetados, o avanço das notificações preocupa as autoridades. O decreto permitirá uma resposta mais ágil e eficiente no enfrentamento da situação, fortalecendo as ações preventivas e os atendimentos à população.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB