Boletim divulgado pela Prefeitura de Rio Branco nesta sexta-feira (31) mostra que o nível do Rio Acre continua a subir. O manancial passou, entre ontem e hoje, de 16,86m para 17,37m. Um incremento de 51 centímetros em 24 horas.
A outra má notícia foi dada pela Defesa Civil Municipal nesta sexta. Em coletiva de imprensa, o coordenador do órgão, coronel Claudio Falcão, disse que o cenário das enchentes no Acre não tem previsão de melhora.
Segundo ele, chuvas intensas são esperadas para a região do Alto Acre e do Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre, responsável por boa parte da elevação do nível do rio na capital Rio Branco.
Falcão disse ainda que o cenário se agrava a cada momento, com o rio aumentando de nível e alcançando mais pessoas. “Aumentou o número de famílias a serem removidas e aumentou o número de desabrigados e desalojados. Infelizmente, nesse momento, o cenário é de piora e não de melhora”, disse.
Atualmente, mais de 400 famílias desabrigadas estão alojadas no Parque de Exposições e nas escolas municipais de Rio Branco.
Sobre o Rio Acre, Claudio Falcão informou que a expectativa da Defesa Civil é de que o Rio Acre na capital possa atingir 17,45m.