Ressignificar e descarte correto: como dar uma nova vida para roupas antigas?


source
Confira como descartar a peça corretamente
Pexels

Confira como descartar a peça corretamente

Todos os anos cerca de 170 mil toneladas de resíduos têxteis são descartadas de forma incorreta no lixo comum, de acordo com a Associação Brasileira da Indústria Textil e da Confecção (ABIT). Um dos grandes motivos que gera esse problema é a falta de informação sobre a  ressignificação e a reutilização de roupas e acessórios que não servem mais, não fazem parte do estilo ou apresentam desgaste.

A professora de moda Carolina Nogueira explica que as mudanças na vida de qualquer pessoa influencia muito no seu vestuário, portanto dar o destino certo para o que não será mais usado é manter um equilíbrio do guarda-roupa.  

“Uma pessoa que se aposenta, por exemplo, com certeza não vai mais se identificar com suas roupas se o seu dress code era formal e agora ela tem uma vida que pedem roupas mais casuais. O autoconhecimento é a base para uma vida equilibrada internamente e externamente”, diz.

Descartar a peça corretamente 

Ela afirma que não tem problema nenhum a pessoa querer mudar de estilo ou dar uma repaginada no visual, mas é preciso levar alguns fatores antes de se desfazer da peça.  Algumas pessoas não têm acesso a informações e descartam roupas no lixo, o que gera um grande impacto no meio ambiente.

Você viu?

Além da falta de informação, também existe o descaso, quando a pessoa não percebe que esta ação vai retornar para ela de forma negativa e a saída é transformá-las em outros produtos: uma camiseta pode virar pano de chão ou uma estampa florida pode ser adaptada para um enfeite de tiara. “Picotar” as peças e transformá-las em enchimento de almofadas e pelúcias é uma ideia também.

“Caso não seja possível, existe a possibilidade da reciclagem em escolas de moda, corte e costura. Algumas lojas também recebem esse tipo de doação”, acrescenta Carolina. 

Quando você ressignifica alguma peça, a ação ajuda o meio ambiente. Quando uma peça ganha uma nova função e evita o acúmulo de lixo. Muitas indústrias têxteis ainda despejam produtos químicos na natureza durante o seu processo e uma roupa pode demorar meses ou centenas de anos para se decompor, dependendo do seu material.

“Ressignifcar é dar um novo olhar e uma nova vida para algo que seria descartado. Ressignificar é customizar com acessórios, tachas, aviamentos, entre outras aplicações. Doar também faz parte da ressignificação. Um exemplo prático de ressignificação são os brechós que compram peças e acessórios que já existem e ofertam a pessoas que muitas vezes têm o estilo diferente do dono anterior”, diz. 

mulher comprando roupas sorridente
Pexels/Sam Lion

mulher comprando roupas sorridente

Ressignificar a peça 

Carolina conta que a dica que dá para as alunas na hora de ressignificar a peça é reformá-la. Muitas vezes, uma roupa fica parada no armário porque o caimento não está adequado e, com um ajuste, é possível deixá-la perfeita. 

“Caso a pessoa não se identifique mais, ela pode mudar a peça completamente. Por exemplo, dependendo da modelagem, um vestido pode virar uma blusa ou uma saia, ou até os dois. Dessa forma economizamos dinheiro e ajudamos o meio ambiente. Em relação aos acessórios podemos desmontar e criar novos.” 

Se depois de transformar a peça você perceber que ela cabe mais no seu look, a doação de roupas é uma excelente opção, além de ajudar o meio ambiente é também uma ação social que impacta positivamente uma pessoa, de duas formas: a primeira, quando é alguém que precisa de roupas e outra forma é uma pessoa que está buscando determinado estilo e aquela peça cai perfeitamente no que ela busca.

Fonte: IG Mulher

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB