Receita Federal paga lote residual do Imposto de Renda nesta sexta-feira (28)

A Receita Federal realiza nesta sexta-feira, 28, o pagamento do lote residual da malha fina do Imposto de Renda. Serão contemplados 105.919 contribuintes, totalizando R$ 314,38 milhões em restituições. Desse montante, R$ 211,85 milhões destinam-se a contribuintes com prioridade no reembolso.

Categorias prioritárias:

  • Contribuintes que informaram a chave Pix do tipo CPF ou utilizaram a declaração pré-preenchida: 60.333 pessoas.
  • Idosos entre 60 e 79 anos: 17.603 pessoas.
  • Professores cuja maior fonte de renda é o magistério: 4.272 pessoas.
  • Idosos acima de 80 anos: 3.159 pessoas.
  • Contribuintes com deficiência física, mental ou moléstia grave: 2.505 pessoas.

Além desses, 18.047 contribuintes que não se enquadram nas categorias prioritárias também receberão a restituição neste lote.

Como consultar a restituição:

Desde 21 de fevereiro, os contribuintes podem verificar se estão incluídos neste lote acessando o site da Receita Federal. No portal, clique em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. A consulta também está disponível pelo aplicativo da Receita Federal para dispositivos móveis.

Recebimento dos valores:

Os pagamentos serão efetuados na conta bancária ou via chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o crédito não seja realizado, por exemplo, devido a uma conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Nessa situação, o contribuinte pode agendar o crédito para outra conta por meio do Portal BB ou entrando em contato com a Central de Relacionamento do banco pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (exclusivo para deficientes auditivos).

Atenção:

Se o contribuinte não resgatar o valor da restituição dentro de um ano, será necessário solicitá-lo novamente através do Portal e-CAC, acessando o menu “Declarações e Demonstrativos”, depois “Meu Imposto de Renda” e, por fim, “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB