O episódio que assustou passageiros e comerciantes no Terminal Urbano de Rio Branco, na manhã desta quarta-feira, acabou não sendo um incêndio, mas um problema técnico em um dos ônibus que atendem a linha municipal.
De acordo com nota divulgada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (RBTrans), o veículo de prefixo 1923 apresentou um rompimento em uma mangueira do sistema pneumático, o que gerou fumaça e levou à suspeita de fogo. O superintendente da autarquia, Clendes Vilas Boas, explicou que o incidente não passou de uma falha mecânica.
“Após análise técnica feita no local por nossa equipe de manutenção, verificou-se que não houve incêndio. O fato decorreu do estouro de um cano do compressor de ar, componente que alimenta o sistema pneumático do veículo. O aquecimento desse sistema, em situações isoladas, é natural e pode provocar emissão de fumaça, o que para leigos pode parecer fogo”, afirmou Vilas Boas.
Ainda segundo ele, o motorista chegou a utilizar o extintor por precaução, até a chegada do mecânico. A peça danificada foi substituída e o ônibus liberado para voltar à operação.
“O sistema foi normalizado e o veículo retomou as viagens sem qualquer risco à segurança dos passageiros”, concluiu o superintendente.
Fonte/foto: Secom PMRB
