O Superior Tribunal de Justiça (STJ) formou as listas tríplices que definirão os novos ocupantes das vagas deixadas pelas ministras Laurita Vaz e Assusete Magalhães. Essas listas, compostas por desembargadores federais e membros do Ministério Público, serão enviadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que indicará os nomes para sabatina no Senado.

Entre os destaques da votação está o procurador do Ministério Público do Acre, Sammy Barbosa, que conquistou o primeiro lugar na escolha para concorrer a uma das vagas. Ele recebeu 17 votos no primeiro escrutínio, ao lado de Maria Marluce Caldas Bezerra, também com 17 votos. O terceiro nome na lista foi o de Carlos Frederico Santos, com 18 votos no segundo escrutínio. Sammy Barbosa, apadrinhado pelo ministro do STJ Mauro Campbell, tem chances de entrar para a história do Acre caso seja o nomeado por Lula.

Na lista de desembargadores federais, os escolhidos foram Carlos Augusto Pires Brandão, que obteve 17 votos no primeiro escrutínio, Daniele Maranhão Costa, com 18 votos no quarto escrutínio, e Marisa Ferreira dos Santos, que recebeu 17 votos no quinto escrutínio.

Um fato inédito marcou a escolha das listas: pela primeira vez, a votação não foi realizada com cédulas de papel, mas sim por um sistema eletrônico. Os ministros do STJ foram divididos em cinco grupos, votando separadamente em cada fase do processo.

Agora, as listas serão encaminhadas ao presidente Lula, que fará as indicações. Após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, os novos ministros do STJ serão nomeados e empossados oficialmente na Corte.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB