fbpx

Princípios organizacionais: a base da prosperidade

Muitas organizações se utilizam de princípios como forma de padrão de conduta dentro de um projeto. O termo é muito utilizado nas empresas. Mas você sabe realmente o que são princípios? Pra que servem? O que são princípios organizacionais? Discorrer sobre estas questões tem o intuito de repassar dicas, reflexões e ideias para quem quer iniciar um novo empreendimento ou pelo menos se manter no mercado em tempos de crises e continuar crescendo em suas atividades.

Os princípios dão base e consistência a qualquer atividade, são um conjunto de normas ou padrões a serem seguidos por uma pessoa ou instituição. O conceito está relacionado ao começo ou início de algo e é essencial. Eles também podem estar associados às proposições ou normas fundamentais que norteiam os estudos, sobretudo os que regem o pensamento e a conduta. Princípios da Contabilidade, Administração, Direito e diversos outros são essenciais nas áreas.

O termo tem origem do latim “principium”, que significa “origem”, “causa próxima” ou “início”. Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar: “isso vai contra os meus princípios”. São valores que formam a base da personalidade e caráter de qualquer ser humano. São fundamentos inegociáveis para uma empresa, lei ou constituição de um país, já que é o primeiro momento da existência (de algo) de uma ação ou processo da causa primária. A raiz e a razão de existir algo.

Por exemplo, os princípios gerais do Direito são orientações macro ou guias teóricos norteadores da política e da prática jurídica no dia a dia. São compostos de subjetividade e de conteúdo valorativo de característica genérica. Servem, sobretudo, para auxiliar o intérprete na hora de encontrar soluções à aplicação das normas. Principalmente quando elas não dão as respostas necessárias de forma explicita para a resolução do problema jurídico de uma questão específica.

Hoje, em algumas seleções e recrutamentos de pessoal, minha empresa adotou como pré-requisito a entrevista diretamente com o gestor de Recursos Humanos (RH), onde além de ter uma mínima formação técnica na função ou área que pretende atuar, o candidato(a) fale sobre o histórico da empresa e o porquê pretende trabalhar nela. Eles devem saber o que são princípios organizacionais indicados (conceitos, pra que servem, diferença entre um e outro) e apresentá-los ao vivo durante a seleção.

Evoluímos muito, pois infelizmente são poucos que realmente estão dispostos a estudar. Sempre vejo excelentes jovens que desistem nas primeiras tentativas e criam bloqueios emocionais. Alguns não tão disciplinados, eles próprios perdem a oportunidades de trabalho. Fico triste quando observo alguns jovens capazes, cheios de vontade, desenrolados e perspicazes em um mundo virtual não conseguindo interagir de cara a cara com um entrevistador que busca alguém capaz.

Num contexto geral, os princípios devem representar a posição oficial da corporação, chancelada pelos executivos da alta gestão, sendo um documento social com os principais valores escritos de forma clara e objetiva para transmitir autonomia aos colaboradores que precisam de agilidade e eficiência nas tomadas de decisão. Quando assertivas, elas cumprem os objetivos. Além disso, os princípios diminuem a dependência e contribuem para o desenvolvimento de novas lideranças.

Com isso, os atributos da nova cultura chegam mais rapidamente à ponta do negócio, todos os agentes da empresa e, principalmente, aos seus clientes e parceiros diretos/indiretos. Desta forma, um dos principais benefícios da adoção de princípios claros em uma organização é promover uma orientação explícita sobre o processo de tomada de decisões, onde toda a equipe esteja falando a mesma língua e buscando os mesmos objetivos de forma integrada e unida no processo geral.

Sou Jebert Nascimento, empresário, advogado, administrador e contador acreano

Me acompanhe nas redes sociais: @jebertnascimento

Gostou deste artigo?

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
Linkedin
Share on whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB