Princípios da Administração: a base da organização e alcance dos resultados

Um bom planejamento deve ser praticado todos os dias, alinhado constantemente aos planos de ações, estratégias e força de trabalho empregada no projeto a ser executado. Outro fator muito importante são as avaliações constantes para diminuir as fraquezas e ameaças. O projeto base tem que estar alçado de forma solidificada para cumprir a missão e a visão de uma entidade, onde o caminho deve trilhar sempre o objetivo proposto inicialmente sem desvios de meta.

Na administração de uma organização de qualquer natureza não é diferente, ante qualquer projeto que envolva recursos de capital e pessoal em um determinado empreendimento. Ela precisa estar fundamentada sobre os quatro princípios básicos de um negócio para atingir as oportunidades e foças no intuito de formar um círculo de interdependência. Tais princípios citados são: Planejamento, Organização, Controle e Direção. Explico abaixo cada um deles e como se aplicam:

Planejamento

Não importa se é uma simples tarefa do dia a dia ou a elaboração de um sofisticado plano comercial. O planejamento deve estar sempre presente para que o sucesso aconteça. Nessa etapa, você deve responder às perguntas essenciais: por que fazer? Como deve ser feito? Onde fazer? O que vou precisar? Quais são as variáveis? Tudo deve ser pensando com o máximo de atenção, para diminuir as chances de erros. Além disso, são necessários alguns conhecimentos técnicos para cada área.

Organização

Henri Fayol, um dos principais teóricos clássicos da Administração, afirmava que organizar consiste em dividir as responsabilidades, ou seja, as atividades a serem desenvolvidas, de forma a facilitar a sua execução. A organização de uma iniciativa implica em um planejamento prévio. Após estabelecer todas as diretrizes de um projeto, ordena-se de forma lógica os procedimentos a serem seguidos, dividindo-os em comandos ou departamentos.

Controle

Ter controle é essencial tanto na vida cotidiana quanto na gestão de uma empresa ou projeto. Como diz o ditado popular: “o olho do dono é que engorda o gado”. É sempre bom estar atento às vendas, compras e despesas. No dicionário da administração, controle é sinônimo de êxito. Supervisionar a evolução das atividades dos setores ou departamentos ajuda na identificação de falhas no processo ou na implementação de melhorias, visando maior resultado, garantindo assim a viabilidade do plano estipulado.

Direção

A direção eficiente dar-se por meio da avaliação, negociação, comunicação e estimulação dos funcionários, tornando as propostas estratégicas e aplicáveis. Ela é essencial para manter o foco no objetivo traçado e implementar medidas para correção de possíveis falhas.

Por fim, existem ainda alguns conceitos de Princípios Organizacionais internos e pessoais. São eles: missão, visão e valores – conceitos básicos e essenciais para construir a base dentro de uma organização, dando sua identidade a todos que a compõem. Entendê-los fará com que seus colaboradores tenham referencial para a tomada de decisões, criando características únicas para o sucesso.

Como percebemos, é fundamental que o gestor, seus colaboradores e parceiros cumpram a visão clara e objetiva da organização pré-definida, buscando sempre um bom resultado do trabalho proposto antecipadamente. Esses Princípios Organizacionais devem ser constantemente avaliados e medidos por meio dos indicadores e ferramentas operacionais atualizadas.

Sou Jebert Nascimento, empresário, advogado, administrador e contador acreano

Me acompanhe nas redes sociais: @jebertnascimento

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB