O presidente Lula vem sendo alvo de críticas por sua escolha de calçados durante um evento em Sorocaba, no interior de São Paulo. O modelo em questão, um tênis de camurça da grife italiana Zegna, gerou incômodo pelo alto custo e motivou comentários negativos nas redes sociais.
Par de tênis divide opiniões
Na quinta-feira (21/8), durante a entrega de unidades odontológicas móveis em Sorocaba (SP), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, fizeram uma brincadeira envolvendo a meia usada pelo chefe do Executivo. Além disso, o par de tênis usado pelo presidente gerou controvérsias na web devido ao valor alto dos calçados.
Não é a primeira vez que o uso de peças de luxo em compromissos oficiais provoca debates. Em 2025, durante viagem ao Japão, Lula apareceu com um par da mesma marca, avaliado em R$ 10 mil. Agora, a polêmica se repete com o novo item, estimado em R$ 8.050.
As reações ficaram divididas entre críticas e apoios. “E o povo não consegue comprar nada, nem comida”, lamentou uma internauta. Apesar dos comentários negativos, alguns internautas saíram em defesa de Lula: “O presidente tem que estar apresentável”.


Piada com as meias coloridas
Lula e Padilha participaram da cerimônia de entrega de 400 vans odontológicas equipadas para atendimento com dentistas. Enquanto o presidente descia de um dos veículos e posava ao lado do ministro para as fotos, Padilha brincou diante dos jornalistas: “Tem gente que tem tornozeleira, tem gente que tem meia bonita”. Em seguida, Lula reforçou a piada: “Você ouviu o que ele disse? Tem gente que tem tornozeleira, eu tenho meia bonita”.
