A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semeia) promove entre os dias 24 e 27 deste mês mais uma edição do projeto Brincando e Aprendendo com a Natureza. A ação faz parte da colônia de férias que acontece no período de recesso escolar.
A intenção é promover, lazer, interatividade, conhecimento e consciência, por meio da educação ambiental. As atividades vão desde jogos de mesa, trilha ecológica e voltadas para toda a comunidade.
Participam crianças na faixa etária de 4 a 12 anos, acompanhado dos pais. O Sesc é parceiro do projeto e estava no local com uma biblioteca móvel e a Fundação Garibaldi Brasil proporcionava atividades culturais.
Para a coordenadora da escola de educação ambiental da Semeia Luzimar Oliveira, a ideia é tirar as crianças de dentro de casa.
“Todos os anos a Prefeitura de Rio Branco, através da escola de educação ambiental do Horto Florestal, promove essas atividades. A ideia é tirar as crianças que estão de férias da frente da televisão para que elas tenham contato com a natureza”, enfatizou.
A dona de casa Leduína Souza, que levou a neta e afilhada para se divertir na colônia de férias disse que é importante as atividades para as crianças.
“Com certeza é muito importante, porque elas são muito apegadas no telefone. Então quando tem essa oportunidade a gente traz elas aqui, mesmo sem ter atividades, a gente vem trazer comida para os peixes”, explicou.
A autônoma Elisângela Freitas falou que a iniciativa é muito boa, pois tira a criança da ociosidade.
“Essa é uma iniciativa muito boa da prefeitura, pois nesse período de férias, as crianças ficam muito ociosas e eles veem que pode interagir com outras crianças, além de desenvolver o cognitivo e ter esse contato com a natureza”, concluiu.