A polícia do departamento boliviano de Pando entregou quatro cidadãos às autoridades brasileiras, seguindo os procedimentos legais. Os indivíduos eram foragidos da Justiça brasileira e são identificados como Felipe Silva Santos, Geovani Costa Almeida, Kevin Costa do Nascimento e Mayrla Lima da Silva.
Os brasileiros foram apreendidos no departamento Pando sob a acusação de posse ilegal de armas de fogo e já haviam cumprido pena no presídio de Villa Busch, na Bolívia.
O ministro de governo, Eduardo del Castillo, manifestou sua determinação em proteger a integridade da população boliviana, afirmando em suas redes sociais: “Vamos resguardar a integridade de nossa população, expulsando qualquer pessoa que ameace a segurança de nosso Estado Plurinacional.”
Segundo foi apurado na delegacia de Epitaciolândia, a prisão de cinco brasileiros, incluindo uma mulher, aconteceu devido estarem envolvidos em um assalto a um comércio na cidade de Epitaciolândia, na qual fugiram para Cobija em seguida.
Um motorista de aplicativo que estaria dando suporte aos assaltantes foi preso em Epitaciolândia e teria contado a localização dos demais. As autoridades brasileiras passaram as informações à Polícia Nacional Boliviana, que investigou o caso.
Segundo foi informado, todos os presos têm passagens pela justiça, sendo que um estava com dois mandados de prisão em aberto e era considerado foragido.
Diante dos fatos, as autoridades do país vizinho protocolaram a extradição do país e os entregaram na ponte que liga Epitaciolândia à Cobija, sendo depois entregues na delegacia.
Todo o caso foi coordenado pelo delegado Eustáquio Nomerg e sua equipe, juntamente com a Polícia Federal.