A Polícia Civil do Acre (PCAC), por meio do Instituto de Identificação Raimundo Hermínio Melo, realiza nesta sexta-feira, 19, uma ação especial de emissão da Carteira de Identificação Nacional (CIN). A atividade acontece na Escola Clarisse Assaf, localizada no Km 2 da estrada Bom Sucesso, em Sena Madureira.
A iniciativa é fruto de uma parceria com a Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), que também promove diversas atividades ao longo do dia, voltadas à valorização da cidadania, ao fortalecimento das políticas públicas e ao bem-estar da comunidade. A expectativa é de que aproximadamente 30 pessoas sejam atendidas, entre crianças da escola e moradores da região.
O diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, destacou a importância da ação para garantir o acesso da população aos seus direitos fundamentais:
“Essa ação reforça o nosso compromisso de levar cidadania a todas as regiões do Acre. A emissão da nova Carteira de Identificação Nacional garante mais segurança e acesso a diversos serviços para a população. Estamos felizes em contribuir para que crianças e moradores da comunidade tenham esse documento essencial em mãos, facilitando o exercício pleno de seus direitos”, afirmou.
A CIN substitui o antigo Registro Geral (RG) e padroniza o número de identificação em todo o território nacional, utilizando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) como base única. A nova versão do documento traz avanços significativos em termos de segurança, autenticidade e integração de dados, facilitando o acesso a serviços públicos e privados.
Com ações como esta, a Polícia Civil do Acre reafirma o compromisso de aproximar os serviços de identificação da população, especialmente das comunidades mais afastadas, promovendo cidadania e inclusão social.