Planejamento Estratégico e Princípios Básicos para os negócios

Como propus, continuo aqui a série de artigos sobre princípios relacionados às minhas áreas de atuação (Administração, Contabilidade e Direto) e da importância delas na vida de todos nós. Discorrerei aqui sobre outras normas e conceitos que denomino de Princípios Organizacionais Básicos em uma empresa ou projeto. Sabe-se que eles não são exaustivos, são necessários e devem ser avaliados. Usados como base, são necessários em conjunto com outras ferramentas organizacionais.

Juntos, as estratégias e esse conjunto de dispositivos, são essenciais para atingirem excelentes resultados propostos no nascedouro do projeto. Alinhando as Diretrizes Organizacionais, compreendendo a área de excelência de uma organização e envolvendo a definição/reforço de um conjunto de valores chegamos à “Filosofia Empresarial”, que sem sombra de dúvidas é o estímulo do comportamento ético dos envolvidos no projeto.

Ela orienta o processo de melhoria constante no desempenho do plano traçado e é composta pelos seguintes itens:

Missão

Em linhas gerais, fala muito do que é a empresa e dos motivos pelo qual ela foi criada. Representa o propósito de existir, sua razão de ser e papel na sociedade. Ao defini-la, o empreendedor mostrará aos clientes e parceiros quem é e o que pretende fazer. Deve estar bem definida para alcançar o crescimento traçado, esclarecendo os benefícios que pretende fornecer ao público-alvo, sendo inspiradora e desafiadora para envolver os colaboradores na busca de resultados.

Visão

De uma forma bem objetiva, a visão é o foco, o norte de uma empresa. É a situação estabelecida em que a organização quer chegar em um período pré-definido. Representando ainda onde ela quer estar, seu objetivo principal alinhado com a missão de existir e o que deseja alcançar a curto, médio e longo prazo.

Valores

Dizem respeito aos princípios gerais que orientam todas as posturas da empresa e de sua equipe, alinhados com a missão e a visão. Definidos, todos eles são internalizados pela equipe, que deve colocá-los em prática em todos os relacionamentos com clientes, fornecedores e parceiros. Nesse sentido, tratam-se dos alicerces da organização, pois representam tudo aquilo que ela acredita e quais são seus princípios e convicções.

Sou Jebert Nascimento, empresário, advogado, administrador e contador acreano

Me acompanhe nas redes sociais: @jebertnascimento

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB