Planalto estuda três nomes para substituir Pazuello no Ministério da Saúde


source
Ministro da Saúde Eduardo Pazuello
Tony Winston/MS

Ministro da Saúde Eduardo Pazuello

No domingo (14), foi divulgado que o presidente Jair Bolsonaro pensa em substituir o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello e o Palacio do Planalto já tem alguns nomes em mente. Além de Ludhmila Hajjar, que ja negou o cargo, os médicos Marcelo Queiroga, José Antonio Franchini Ramires e o deputado Luiz Antônio Teixeira Júnior. As informações foram apuradas pelo O Tempo.

Marcelo Queiroga é formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Paraíba. Sua especialidade é cardiologia e tem um doutorado em Bioética, pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto/Portugal. Atualmente trabalha no departamento de hemodinâmica e cardiologia intervencionista (Cardiocenter) do Hospital Alberto Urquiza Wanderley (Unimed João Pessoa) e também é médico cardiologista intervencionista no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, localizado na Paraíba.

Ja atuou como dirigente da Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, na qual já foi presidente no biênio 2012/2013 e acabou se tornando membro permanente do Conselho Consultivo. Ainda faz parte do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba como Conselheiro Titular.

Queiroga, assim como Ludhmila Hajjar, acreditam que o isolamento social é a forma eficaz para se combater a pandemia. Também já se posicionou de forma contrária aos meios de “tratamento precoce” ditos e defendidos por Bolsonaro em relação a cloroquina.

Atuou no governo de Michel Temer, no final de 2018 e no ano passado, teve um encontro com o atual presidente e até registou o momento. Foi convidado em 2021 para integrar a dores ai da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

José Antonio Franchini Ramires faz fez mestrado e doutorado em Cardiologia. Atualmente, trabalha como professor titular no Incor, onde já foi diretor. Formado pela USP, teve artigos sobre a relação da covid-19 e o coração publicados. E também é ex-presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia.

*Matéria em atualização

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB