fbpx

PF deflagra operação contra supostas fraudes na Saúde em Cruzeiro do Sul

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (13) a ‘Operação Engalobados’, contra fraudes na contratação de empresas para o fornecimento de testes de Covid-19 e locação de equipamentos laboratoriais pela Secretaria de Saúde de Cruzeiro do Sul, no interior do Acre. Os processos se deram mediante dispensa de licitação e sob a justificativa de enfrentamento emergencial contra a pandemia de coronavírus.

Segundo a PF, o prejuízo ao erário pode chegar a R$ 1,8 milhão. Cerca de 45 policiais federais cumprem 13 mandados de busca e apreensão em empresas e residências situadas em Cruzeiro do Sul (AC) e Morrinhos (GO). Há ainda quatro mandados de sequestro de bens e um de prisão preventiva. No total, nove pessoas foram intimadas a prestar esclarecimentos.

A investigação começou em março de 2021, em decorrência do indício de que a cotação de preço médio dos produtos e serviços teria sido manipulada, a fim de direcionar as contratações com sobrepreço para determinadas empresas.

Policiais cumprem 13 mandados de busca e apreensão em residências da cidade/Foto: PF

De acordo com a PF, a firma contratada para locação de equipamentos laboratoriais possui por atividade econômica principal a prestação de serviços de publicidade e nem sequer possuía os equipamentos à época da contratação. Além disso, a investigação aponta que os serviços não estariam sendo prestados conforme as exigências contratuais, mas em menor quantidade, embora os representantes estivessem recebendo os valores integralmente.

A Operação Engalobados foi assim nomeada tendo em vista que ‘engalobar’ é uma expressão usada do estado do Acre como sinônimo de ‘passar a perna’, ‘trapacear’.

A PF informou que os investigados podem ter incorrido nos crimes de peculato e de fraude à licitação.

Gostou deste artigo?

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
Linkedin
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB