Em recente pesquisa realizada pela Confederação Brasileira de Empresas Juniores (Brasil Júnior), o Instituto Federal do Acre (Ifac) foi destacado como o 2° instituto federal mais inovador do país.
Pela primeira vez, a pesquisa “IES Empreendedoras” avaliou as instituições públicas da Rede Federal de Educação, integrando o Ifac e outras 30 instituições federais, bem como 108 universidades. Os critérios de avaliação incluíram indicadores como pesquisa, patentes, proximidade com empresas e a postura empreendedora tanto dos estudantes quanto dos professores.
Hérika Montilha Satrapa, pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Ifac, enfatiza a importância desses indicadores para a instituição, ressaltando o compromisso com políticas institucionais voltadas para a inovação e o empreendedorismo. Entre as ações destacadas estão a criação da Política de Inovação e o credenciamento junto à Incubadora de Empreendimentos (Incubac), que possibilita parcerias e investimentos para o desenvolvimento de projetos.
Segundo a diretoria, a ênfase em inovação, empreendedorismo e tecnologia é uma realidade no Ifac, que conta com o Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) e a Incubac, responsáveis por promover ações e oferecer suporte aos empreendimentos. Além disso, os Laboratórios Makers presentes em todos os campi demonstram o compromisso da instituição em fomentar a criatividade e a prática de novas ideias.
Com uma abordagem proativa na resolução de problemas e na busca por oportunidades, o Ifac reforça seu papel como agente de transformação na educação pública, proporcionando não apenas oportunidades, mas também conhecimento e um futuro promissor para seus estudantes e comunidade.