Os acreanos consumiram 88% mais energia elétrica na segunda semana de agosto do que o mesmo período do ano passado, segundo informações da Energia, empresa responsável pela distribuição de energia elétrica no estado.
De acordo com o diretor-técnico da Energisa, Antônio Matos, a empresa realiza ações preventivas para o período mais quente do ano, que incluem ampliação de subestações, alimentadores e transformadores.
“De forma preventiva, foi realizado a troca de mais de 50 transformadores, mas o calor ultrapassou a previsão que tínhamos. Diante desse cenário, colocamos em prática o Plano de Contingência: aumentamos a quantidade de equipe para dar agilidade aos atendimentos emergenciais. Por exemplo, a troca de um transformador, que eventualmente queima, é procedimento de alta complexidade e exige uma logística maior e, por isso, demanda mais tempo para conclusão do procedimento”, explicou o diretor.
O Acre passa atualmente por uma intensa massa de ar quente, assim como grande parte do Brasil. A situação é agravada pela escassez de chuvas para o período. Para resistir ao forte calor, a população tem recorrido para o uso de ares-condicionados ou ventiladores. Em Rio Branco esta semana, a temperatura se aproximou dos 38ºC.