No ‘governo do agronegócio’ máquinas agrícolas se deterioram e produção cai

O governo Gladson Cameli tem tratado com descaso os implementos agrícolas. Dezenas de tratores, pulverizadores, colhedeiras, grades e plantadeiras se deterioram ao relento no Parque de Exposições. As imagens do maquinário abandonado foram enviadas na noite desta segunda-feira (7) ao oacreagora.com.

Segundo a denúncia, trata-se de patrimônio público recebido pelo atual governador do antecessor, Tião Viana.

Equipamentos completamente abandonados/Foto: cedida

A reportagem entrou em contato com porta-voz do governo e aguarda retorno sobre as condições dos equipamentos e a quantidade exata de máquinas largadas no local.

Dados do IBGE

Gladson foi eleito sob a bandeira do agronegócio. Mas dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) revelam que a produção agrícola decresceu entre 2019 e 2020.   

A 2ª safra de feijão, por exemplo, encolheu 19,15% este ano, em comparação com o ano passado. Foram 3.602 toneladas em 2020, contra 2.912 em 2019. O recuo da produção de arroz foi ainda mais proeminente: das 6.423 toneladas de 2019, a colheita minguou para 4.531 toneladas neste ano – uma queda de 29,5%.

Mais tratores ao relento/Foto: cedida

Nem mesmo a macaxeira, produto típico da região, se salvou do declínio: os produtores acreanos colheram 38,7% menos neste ano, em comparação com 2019.

Veja:

Fonte: IBGE

Atualização às 12h36

A porta-voz do governo, Mirla Miranda, encaminhou a seguinte nota ao site:

Sobre supostas máquinas abandonadas esclarecemos:

São as máquinas e equipamentos agrícolas que o governo está recolhendo do campo no entorno de Rio Branco, que ocasionam um fluxo de movimentação e logística da base de gerenciamento das máquinas, organizada pela Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa) no Parque de Exposição para realizar a manutenção preventiva e corretiva do trabalho realizado para plantio da safra agrícola de 2020/2021. Logo em seguida serão aparelhadas novamente em janeiro de 2021 para iniciar outra etapa da mecanização referente a COLHEITA da Safra e consequentemente o beneficiamento dos grãos nos armazéns da Cageacre e nos silos graneleiros públicos e privados do Estado.

Edivan Maciel
Secretário de Produção e Agronegócio (Sepa)

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB