A equipe Sub-20 do Palmeiras inicia a disputa da Copa do Brasil Sub-20 contra um clube do Nordeste do país. Em sorteio realizado na terça-feira (23) na sede da CBF, em Teresópolis-RJ, o Verdão terá como adversário o Presidente Médici, do Maranhão. Data, horário e local do confronto, com mando alviverde, serão definidos nos próximos dias pela entidade.
Presente em todas as edições da competição inaugurada em 2012, o Verdão chega para o torneio como atual semifinalista e tetracampeão paulista. A base palestrina é uma das maiores campeãs nacionais, com cinco títulos conquistados: Copa do Brasil Sub-17 (2017 e 2019), Supercopa Sub-17 (2019), Copa do Brasil Sub-20 (2019) e Brasileiro Sub-20 (2018).
Assim como na edição de 2020, a Copa do Brasil Sub-20 reúne 32 times na etapa inicial, sendo 27 campeões estaduais Sub-20 em 2019 e 2020 (por conta da pandemia da covid-19, diversos torneios locais não foram realizados, e a CBF adotou este critério para eleger os participantes), além de cinco vices estaduais da categoria das federações com melhor índice no Ranking Nacional – o Verdão entrou como atual campeão paulista.
Todos os duelos até a final são mata-mata com partidas de ida e volta, exceto nesta primeira fase. Não há o critério do gol qualificado e, em caso de empate nos resultados, a disputa da vaga será nos pênaltis.
Além do torneio, o Sub-20 do Palmeiras tem confirmado em seu calendário o Campeonato Brasileiro a partir do mês de maio. Na temporada atípica de 2020-21, com o calendário apertado, o Alviverde entrou em campo 38 vezes em 102 dias (média um jogo a cada 2,7 dias) pela categoria, com 17 vitórias, seis empates e 15 derrotas, 59 gols marcados e 54 sofridos.
Vale lembrar que muitos garotos formados pelo CFA do Palmeiras reforçaram o plantel profissional ao longo do calendário da temporada passada. Ao todo, foram 23 nomes: os goleiros Leandro e Mateus, os laterais Lucas Esteves, Vanderlan, Quiñonez, Ramon Rocha e Garcia, os zagueiros Renan, Henri e Helder, os meio-campistas Danilo, Gabriel Menino, Vitinho, Juninho, Ramon Cesar e Alan e os atacantes Pedro Acácio, Gabriel Veron, Gabriel Silva, Anibal, Marino, Marcelinho e Fabricio. Alguns deles, inclusive, pertencem ao time principal de forma definitiva.