O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), por meio da Secretaria de Planejamento Institucional e Inovação (Secplan), realizará, de 3 de setembro a 31 de outubro, uma pesquisa de opinião pública. A ação integra a iniciativa Diálogos Regionais e faz parte de um processo de escuta ativa que busca aproximar a instituição da sociedade civil e subsidiar sua atuação estratégica com base nas demandas reais da população.
A pesquisa será realizada de forma online e tem como objetivo identificar os principais macroproblemas enfrentados pelas comunidades locais, além de coletar sugestões e avaliar a atuação do MPAC nos municípios que integram cada regional. O público-alvo inclui tanto cidadãos em geral quanto representantes de organizações da sociedade civil e do poder público.
O questionário estará disponível no site oficial do MPAC, e cartazes com QR Codes serão fixados em locais estratégicos das cidades. Também serão disponibilizados links diretos por aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram. Em todos os formatos, os participantes serão direcionados para um formulário digital, no qual poderão registrar suas percepções e propostas.
Os dados coletados serão sistematizados e analisados pela Diretoria de Planejamento (Dirplan), que produzirá relatórios regionais e um relatório geral com recomendações para subsidiar o planejamento estratégico do MPAC. Esses documentos serão submetidos à Administração Superior da instituição e, posteriormente, disponibilizados ao público no site oficial.
“O objetivo é ouvir a sociedade, em todos os municípios do estado, a partir dos representantes de instituições públicas e também da sociedade civil, e fazer uma escuta ativa de problemas que afetam a nossa realidade, problemas públicos complexos, que vão precisar da articulação do MPAC, de uma ação mais incisiva, ou propositura de ações, expedição de recomendações ou mesmo da priorização de assuntos, para que possamos alcançar resultados que sejam benéficos para toda a coletividade”, destacou a secretária de Planejamento Institucional e Inovação, promotora de Justiça Marcela Cristina Ozório.