O político aposentado Isnard Barbosa Leite faleceu na manhã desta quarta-feira (13), aos 80 anos, após vários dias de internação hospitalar por complicações pulmonares. Natural de Rio Branco, Acre, Isnard teve uma carreira diversificada, ocupando vários cargos no estado, incluindo a prefeitura da capital.
Isnard iniciou sua vida como economista, trabalhando como bancário. Em 1986, foi eleito deputado estadual pelo então PDS e participou da elaboração da Constituição do Estado, que está em vigor desde 1989.
Com a criação do Tribunal de Contas do Estado do Acre (TCE-AC) em setembro de 1987, Isnard foi indicado para a primeira composição da corte de contas pelo então governador do Acre, Flaviano Melo. Após sua aposentadoria do TCE, onde foi presidente no biênio de 1993 a 1995, Isnard voltou à atividade política e partidária.
Em 2000, foi um dos fundadores do MDA (Movimento Democrático do Acre), uma organização que reunia partidos de direita para enfrentar a Frente Popular do Acre. Isnard aceitou o convite para ser candidato a vice-prefeito de Flaviano Melo nas eleições municipais de 2000, sendo vitorioso.
Após seu período como prefeito de Rio Branco, Isnard Leite levou uma vida mais reservada, morando entre o Segundo Distrito da Cidade e Senador Guiomard. Os detalhes sobre o velório e o sepultamento ainda não foram divulgados.