Ministro alemão elogia o Brasil após chanceler Merz menosprezar Belém

O ministro do Meio Ambiente, Proteção da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha, Carsten Schneider, elogiou o Brasil e se disse triste por deixar o país. O post foi feito nessa segunda-feira (17/11), após o chanceler alemão Friedrich Merz fazer uma comparação depreciativa entre Brasil e Alemanha, ao afirmar que todos os jornalistas alemães teriam ficado “contentes” por voltar para casa depois de ir à COP30, em Belém.

“O Brasil é um país maravilhoso, com pessoas amigáveis e bons anfitriões. É uma pena que eu não possa ficar mais tempo depois da COP. Eu teria algumas ideias, como por exemplo, pescar com meus amigos da Amazônia”, afirmou o ministro em seu Instagram.

O ministro alemão do meio ambiente compõe o Partido Social Democrata (SPD) e assumiu o cargo com intenção de colocar o meio ambiente, o clima e a conservação da natureza “de volta ao centro do interesse público”.

Scheineder tomou uma posição contrária à de Merz, que além de menosprezar Belém ao descrever a felicidade e ansiedade dos jornalistas para voltar logo à Alemanha, argumentou que os cidadãos alemães vivem “em um dos lugares mais bonitos e livres do mundo”.

A comparação de Merz, feita durante discurso no Congresso Alemão do Comércio, na última semana, ocorreu dias após ele participar, em Belém, das tratativas da Cúpula de Líderes que antecedem a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30). Falando da economia alemã, o chanceler também enfatizou que considerou sua visita de um dia a Belém pouco proveitosa.

“Perguntei a alguns jornalistas que estiveram comigo no Brasil na semana passada: ‘Quem gostaria de ficar aqui?’ Ninguém levantou a mão. Todos ficaram contentes por termos retornado à Alemanha, especialmente daquele lugar onde estávamos”, disse Merz.

Fundo de Florestas Tropicais para Sempre

Apesar da polêmica diplomática, Merz declarou, durante a pré-COP, que a Alemanha pretende contribuir com um “valor significativo” para o Fundo de Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), principal aposta brasileira para estimular financeiramente a preservação ambiental. A declaração foi feita ao lado do presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva.

O Fundo é feito em prol da conservação da natureza e o dinheiro arrecadado será investido nos mercados de capitais, principalmente em economias emergentes, e gerará lucros.

Segundo fontes ouvidas pelo DW, parceiro do Metrópoles, a Alemanha deve oficializar sua contribuição nos próximos dias. O TFFF busca reunir US$ 10 bilhões e já conta com compromissos de países como Noruega, França, Indonésia, Holanda e Portugal.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB