Mais da metade dos inscritos no Concurso Unificado Nacional (CNU) faltou à prova no Acre. O estado registrou 50,3% de abstenção entre os 4.101 candidatos, o que representa pouco mais de 2 mil ausentes. O levantamento foi divulgado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) após a realização do exame, nesse domingo (5).

Mesmo com o número reduzido de inscritos, o Acre voltou a aparecer entre os estados com maior taxa de faltosos, repetindo o cenário negativo de 2024, quando quase 60% dos participantes não compareceram. Roraima aparece logo à frente, com 4.833 inscritos — 732 a mais que o Acre.

As provas foram aplicadas nas cidades de Rio Branco e Cruzeiro do Sul e fazem parte da primeira etapa do concurso, que inclui questões objetivas. Os aprovados seguirão para a prova discursiva, prevista para o dia 7 de dezembro.

O cronograma divulgado pelo MGI prevê a divulgação das notas da primeira fase em 12 de novembro. Os candidatos também poderão enviar títulos entre 13 e 19 do mesmo mês, enquanto os resultados finais devem sair em janeiro de 2026. As convocações estão programadas para começar em março.

O concurso oferece 3.652 vagas em todo o país, com salários que variam de R$ 4 mil a R$ 16 mil. A aplicação das provas ocorreu simultaneamente em 228 cidades brasileiras.

Nesta edição, os candidatos puderam levar o caderno de questões para casa, desde que permanecessem até o final da prova. O gabarito preliminar foi divulgado no site oficial do CNU, e recursos podem ser apresentados até quarta-feira (8). O gabarito definitivo será publicado após a análise dos pedidos.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB