Cerca de 60% dos detentos em Rio Branco são reincidentes em seus crimes. O número foi apresentado pelo delegado Alcino Júnior, responsável pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) da Polícia Civil, em entrevista ao programa Gazeta Entrevista, da TV Gazeta.
Segundo Alcino, a reincidência é um dos principais problemas do sistema prisional atualmente. Para ele, a falta de reeducação é um dos fatores que contribuem para essa alta taxa. Ele ressaltou que muitos indivíduos deixam o sistema prisional sem ter passado por um processo efetivo de reabilitação.
“As pessoas saem do sistema prisional, mas sem estarem reeducadas, por várias razões, e vão acabar voltando. Saem com tornozeleira e quantos teriam coragem de oferecer emprego para aquele cidadão que está com tornozeleira ou se tem ciência que é um egresso?”, questionou.
O delegado apontou também para a falta de oportunidades como um fator que contribui para a reincidência, destacando que organizações criminosas fazem promessas a membros que são egressos, levando-os de volta ao mundo do crime e, como consequência, ao sistema prisional.