Maioria dos comerciantes acreanos tem expectativas positivas para o Natal

Uma pesquisa conduzida pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) revelou que mais de 60% dos empresários de Rio Branco estão otimistas em relação às vendas do Natal de 2023, acreditando que superarão os números do ano anterior. O levantamento foi realizado entre os dias 5 e 6 de dezembro, entrevistando 108 comerciantes na capital acreana.

De acordo com os resultados, 63,6% dos empresários afirmam esperar um aumento nas vendas natalinas em comparação com o ano passado. Outros 10,1% projetam vendas semelhantes, enquanto 22,4% preveem uma diminuição nas transações. Apenas 0,9% dos entrevistados optaram por não se manifestar.

O estudo também destaca que, dos empresários consultados, 31,1% atuam no setor de vestuários, enquanto 20,8% estão envolvidos no ramo de acessórios.

Expectativas e Estratégias de Vendas

No que diz respeito às expectativas para o período natalino, o levantamento revela que:

61,7% acreditam que as vendas serão positivas em comparação com outras datas;
12,1% manifestaram dúvidas;
23,1% mencionaram datas com maior movimentação;
2,8% optaram por não responder.

Sobre as estratégias de vendas adotadas pelos comerciantes:

34,5% planejam oferecer mais descontos;
33,1% consideram retirar os juros em vendas parceladas;
21,8% estão focados na redução de preços;
8,5% pretendem estender os prazos para pagamentos parcelados.

A pesquisa também destaca as preocupações dos empresários, com 25,2% mencionando a insegurança econômica e 20,6% o desemprego como ameaças ao mercado. Além disso, 10,3% expressaram preocupação em relação aos níveis gerais de preços.

Quanto ao momento em que percebem uma melhora nas vendas natalinas, 39,6% dos empresários afirmaram que ocorre apenas na semana do Natal, enquanto 28,3% associam esse aumento ao pagamento do 13º salário. Outros períodos mencionados incluem o início de dezembro (13,2%), a véspera do Natal (12,3%), e a partir do pagamento do salário de novembro (6,6%).

Em relação ao valor médio das vendas para o próximo Natal, 71% dos empresários acreditam que será de até R$200, enquanto 29% projetam vendas a valores médios acima desse patamar.

Gostou deste artigo?

Facebook
Twitter
Linkedin
WhatsApp

© COPYRIGHT O ACRE AGORA.COM – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. SITE DESENVOLVIDO POR R&D – DESIGN GRÁFICO E WEB